Os desenhos – assim como tudo nessa vida – se adaptam ao tempo e refletem a sociedade em sua época.
Hoje em dia, é comum termos desenhos com abordagens mais educativas, com exageros do politicamente correto e com ênfase em despertar nos pequenos espectadores o desejo de consumo.
Visto que em outrora visavam apenas entreter sem muito se importar com os temas abordados, como: nazismo, racismo, uso de drogas, guerras civis, conotações sexuais, maltrato aos animais, violência gratuita etc.
Não consigo aqui estabelecer um mérito para melhor fase, até porque vejo a influência dos desenhos animados como uma forma lúdica, que diverte e estimula a criatividade.
Cabê a você é claro, saber o que os seus filhos assistem e dosar os excessos aos pequeninos.
Mas a título de curiosidade, gostaria de deixar aqui um QUAL É A BOA DO OUVINTE e sugerir alguns livros que tem HAVER COM O TEMA: DESENHOS.
Tem um livro chamado “The 50 Greatest Cartoons: As Selected by 1,000 Animation Professionals” do Jerry Beck, que foi escrito através de uma votação que reuniu 1000 profissionais da indústria da animação e que mostra os melhores curtas animados já produzidos.
Outro do Jerry Beck é o “Looney Tunes and Merrie Melodies: A Complete Illustrated Guide to the Warner Bros Cartoons” que reuni de forma ilustrativa os melhores e os mais polêmicos desenhos dos “Looney Tunes” e “Merrie Melodies”.
– Um grupo desses cartoons produzidos pela Warner são chamados de “Onze Censurados” que foram os desenhos retirados do ar devido ao abuso de estereótipos envolvendo a comunidade afro-americana. Vou deixar aqui, a quem possa interessar para assisti-los no youtube:
Hittin’ the Trail for Hallelujah Land (1931)
Sunday Go to Meetin’ Time (1936)
Clean Pastures (1937)
Uncle Tom’s Bungalow (1937)
Jungle Jitters (1938)
The Isle of Pingo Pongo (1938)
All This and Rabbit Stew (1941)
Coal Black and de Sebben Dwarfs (1943)
Tin Pan Alley Cats (1943)
Angel Puss (1944)
Goldilocks and the Jivin’ Bears (1944)
E aproveitando a deixa, fica aqui o último livro chamado “Forbidden Animation: Censored Cartoons and Blacklisted Animators in America” do Karl F. Cohen. Um guia com as censuras e os cortes aplicados nas animações.